terça-feira, 14 de outubro de 2008

Importância do Zazen

Trechos extraidos do capítulo 1 do Shobogenzo Zuimonki de Dôgen Zenji.

"Somos chamados de discípulos de Buddha porque tentamos alcançar imediatamente o estado de Buddha seguindo seus ensinamentos. Devemos pois praticar o Caminho seguindo apenas o ensinamento de Buddha. A verdadeira prática buddhista é a prática incessante de zazen. Este é o primeiro princípio de um monastério Zen. Devemos pensar nisto."

"O zazen com todas as nossas forças é o verdadeiro Caminho a ser seguido para ganharmos a iluminação. Este zazen nada mais é do que o Caminho transmitido de Buddha para Buddha."

"É ao zazen que os seguidores de Bodhidharma têm se dedicado intensamente como o Caminho único transmitido de Buddha para Buddha. A prática de zazen está aberta para todos nós, sejamos de capacidade alta, média ou pouca."

"Quando praticava com meu falecido mestre Jü-tsung na China, interei-me desta prática, e daí em diante era tudo o que eu fazia, zazen dia e noite, sem parar. Durante a época de calor ou frio extremos, muitos monges detinham suas práticas por certo tempo, para não ficarem doentes. Aí eu pensava: 'Mesmo que eu venha a falecer, praticarei o zazen com todas as minhas forças. Que adianta negligenciar o zazen e cuidar do corpo, quando não estamos sequer doentes.' Era meu propósito ficar doente e morrer depois de praticar o zazen. 'Caso eu morra buscando o zazen, este meu excelente mestre Zen aqui na China,40 me fará uma cerimônia fúnebre, e com isto eu estarei intimamente conectado com o buddhismo. Se eu morresse no Japão, onde encontraria lá um tal mestre Zen, que soubesse fazer esta cerimônia? Se eu mantiver minha prática de zazen e vier a morrer antes de me iluminar, eu renascerei como monge graças a isto. Que adianta viver muito, sem o zazen? Mais ainda, seria um desperdício morrer de repente ou naufragar no oceano tentando preservar inutilmente nossa saúde.' Depois destas considerações eu fiz zazen com todas as forças, dia e noite, mas me vi completamente saudável e livre de doenças.

"'Agora vocês se animem para praticar zazen com toda a determinação, e todos se iluminarão.' Assim falava meu falecido mestre Jü-tsung."

Nenhum comentário: